bgbar2

Ajude via PIX para: escolalivrereducaodedanos@gmail.com

AUMENTE O SOM

QUEM SOMOS

A Escola Livre de Redução de Danos, em Pernambuco, no nordeste brasileiro, surge como proposta de fortalecimento dos direitos humanos para pessoas que usam drogas no Estado. Tem como principal propósito desenvolver diversos tipos de atividades, desde a formação técnica e política, estudos, pesquisas, até mesmo intervenções práticas em campo e fortalecimento dos movimentos sociais nesse tema.
Compreendemos que o conceito de Redução de Danos (RD) é a integração das estratégias, de origem europeia, da promoção da saúde, da prevenção de DST/AIDS, de tratamentos em saúde mental, em conjunto com as estratégias de prevenção a violência urbana, de redução do encarceramento, de perspectiva feminista, antiproibicionista e abolicionista, de reduzir danos da “Guerra às Drogas” no contexto latino americano.

Em seu percurso de desenvolvimento da Redução de Danos, a Escola Livre de RD, se inspira na educação popular e metodologias ativas, parafraseando Paulo Freire em que “ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”. Com isso, a Escola Livre, se propõe a ser um espaço coletivo de aprendizagens e trocas vivenciais permanentes.

OBJETIVO GERAL

A Escola Livre de RD tem como objetivo estudar, ensinar, criar e difundir as histórias, conceitos e práticas cotidianas no cuidado com pessoas que usam drogas, no aprendizado entre pares, dialogando com referências locais e internacionais de redução de danos. Visa constituir-se como um Centro que pensa a construção do sujeito político, em dialógica com suas práticas de cuidado quanto às escolhas de vida.

Atuar intervindo nos lugares de uso, em grandes eventos, locais de trabalho, organizações, possibilitando tanto a reflexão autônoma e de potencialização do sujeito acerca de suas práticas ao acesso a kits de RD a novas práticas. Realizar a interlocução com a cidade, o desenvolvimento das pessoas e seus lugares, relacionando-se com os serviços públicos e privados voltados ao cuidado orientado pelos direitos humanos e as potencialidades da cidade e suas pessoas.

Para isso, a Escola se utiliza de algumas estratégias específicas de atividades, como:

​– Formação para rede pública e privada
– Estudos e Pesquisas
– Prática/Campo em Redução de Danos
– Fornecimento de Kit de Redução de Danos
– Estímulo à organização de usuários, cuidado entre pares etc.

– Fortalecer os Movimentos Sociais;
– Intervenção, seminário e promoção de eventos em redução de danos;
– Participação na atividade política;
– Consultorias

QUEM FAZ

1rafaelwestanamariacarneiroarturo_escobaringrid_farias

QUEM SOMA

pri_gadelha

BAIXE O LIVRO

LIMITES DA CORRERIA

Redução de danos para pessoas que usam estimulantes.