10/03/2021 23:00

Centro de Convivência,

(MATÉRIA JC) Em meio à covid-19, inauguração de Centro de Convivência no Recife é esperança para pessoas em situação de rua

carlosantonio2-1615917935.jpeg

Há dois meses, Manoel Cordeiro, de 35 anos, tem o asfalto quente das calçadas do Recife como colchão, e o sol como despertador. Após sair da prisão, foi no relento onde ele encontrou abrigo, junto a outras pessoas em situação de rua. Apesar de dizer que, em relação ao perigo de contaminação com a covid-19, tem fé em Deus de que “o que tiver que acontecer, vai acontecer”, para ele foi essencial encontrar um lugar de cuidado no novo Centro de Convivência da Escola Livre de Redução de Danos (ELRD), instituição sem fins lucrativos que atua em defesa aos direitos humanos e formada pela sociedade civil.

É na casa localizada na Rua das Ninfas, 267, no bairro da Soledade, no Centro do Recife, onde o homem recebeu comida, artigos de higiene pessoal e uma cama para dormir; mas, mais do que isso: ouvidos prontos a ouvir, sem julgamentos por quem ele é, ou sobre seu passado. “Foi maravilhoso, parece que estou no paraíso, queria morar aqui e tudo, mas não posso, porque preciso deixar para outras pessoas também. A equipe é legal, conversa normalmente conosco, sem diferença, nós gostamos deles”, disse.

carlosantonio1-1615917982.jpeg

Inaugurada neste dia 11 de março, a instituição abrirá todas as semanas, sempre às quintas-feiras, para recepcionar até 20 pessoas da área central da cidade que estejam em situação de rua, ou que fazem uso de drogas, ou que sejam profissionais do sexo. O imóvel tem um espaço amplo e aberto, com área ao ar livre. Ele dispõe de recepção, lavanderia, banheiro para acesso de frequentadores, cozinha, sala de apoio psicológico e corredor de acesso com linha do tempo informativa sobre a história das políticas de drogas.

Em meio a uma ascendência da covid-19 em todo o Brasil, o centro nasce a partir da necessidade que a ELRD viu em pensar em estratégia de redução de danos para o público-alvo que atende, que, muitas vezes, carece de informação e higiene pessoal - essencial para evitar a contaminação. “É um momento para as pessoas ficarem em casa, com higiene constante, mas e quem não tem casa? A partir desse questionamento, resolvemos abrir o Centro, para garantir condições de higienização para prevenção ao vírus e solidariedade a quem mais precisa”, ressalta o psicólogo Rafael West, que já foi consultor das Nações Unidas e é um dos co-fundadores da Escola Livre.